Nomeação democrata: Joe Biden e Bernie Sanders lideram sondagens
- Aécio de Paula
- 11 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Ex vice-presidente e socialista largam na frente na disputa pela indicação democrata nos estados mais importantes para o pleito.

As eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos já começaram. No partido Republicano, há a certeza de que o atual presidente Donald Trump vai tentar a reeleição com ares de favorito ao pleito. Do outro lado, o Partido Democrata está totalmente pulverizado com um número recorde de pré-candidatos tentando, cada um ao seu modo, se tornar o candidato oficial do partido.
Dentre todos os pré-candidatos, dois entram na disputa em destaque. São eles o ex vice-presidente Joe Biden, que ficou oito anos ao lado do super popular Barack Obama, e o socialista Bernie Sanders, que disputou e perdeu a nomeação para Hillary Clinton, em 2016. Segundo pesquisa da rede CNN divulgada neste domingo (10), Biden lidera as intenções de votos entre os democratas de Iowa, carregando consigo o apoio de cerca de 27% dos eleitores do partido . Sanders segue na cola com 25%. Considerando a margem de erro, os dois estão empatados.

A pesquisa surpreende já que chega em um momento em que setores importantes dos Estados Unidos, como o cinema, a música e o próprio partido Democrata, entraram de vez na luta pela defesa de minorias sociais como negros, mulheres e LGBTQs. Nas eleições legislativas de 2018, a esquerda norte-americana conseguiu eleger um número recorde de representantes dessas minorias, incluindo aí muçulmanos e latinos. Mas agora, curiosamente os dois candidatos que lideram a disputa são velhos homens brancos.

As pré-candidatas mulheres ainda não despertaram muito interesse do eleitorado democrata. A senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts acumula 9% das intenções ainda segundo essa mesma pesquisa. É próximo dos 7% da senadora negra Kamala Harris, da Califórnia. Ambas possuem alta popularidade entre os eleitores do partido. Mas até agora não conseguiram essa capitalização de votos.
VOCÊ SABIA? Joe Biden é considerado o candidato mais de direita entre todos que estão na disputa. Bernie Sanders, o candidato mais de esquerda dentre todos. Seria portanto, uma disputa entre extremos dentro do partido.
É fato que muita coisa ainda vai acontecer, e portanto, é extremamente cedo para tentar adivinhar o que acontecerá em maio ou junho de 2020, quando o partido definirá o seu candidato. Mas Biden e Sanders largam na frente. Em uma disputa tão apertada, isso pode fazer a diferença.
Comments