top of page

NÃO SOU

O NEVES

AÉCIO DE PAULA

Cansaço? Principais Seleções do mundo terminam 2018 apresentando futebol preguiçoso

  • Foto do escritor: Aécio de Paula
    Aécio de Paula
  • 30 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2018

Alemanha, Brasil, Espanha, França e Argentina deixam uma interrogação no no final do ano: será só cansaço ou elas estão prontas para entregar o título de rainhas do futebol mundial?


Alemanha foi uma das Seleções que tiveram um 2018 pra esquecer // Foto - Reprodução (YouTube)
Alemanha foi uma das Seleções que tiveram um 2018 pra esquecer // Foto - Reprodução (YouTube)

Poucos meses depois do fim da Copa do Mundo que consagrou a França como bicampeã mundial de futebol em Moscou, as principais Seleções de futebol do mundo voltaram aos gramados para uma série de partidas, sejam elas amistosas ou válidas pela Nations League (no caso das equipes europeias). As partidas revelaram equipes aparentemente preguiçosas, cheias de problemas e a consequência foram atuações nada convincentes e/ou resultados decepcionantes.


Não é diferente para a Seleção Brasileira. A crítica da imprensa e da torcida em relação a força dos adversários escolhidos pela CBF não faz nenhum sentido. O time até jogou contra Seleções de peso como Uruguai e Argentina. Times que provavelmente estarão no caminho da equipe de Tite na Copa América de 2019. Mas apesar das duas vitórias incontestáveis, o time apresentou um futebol pobre e previsível, muito distante daquele Brasil que encantou o mundo em 2017.


E não estamos sozinhos. Lembra daquele time que nos impôs o famigerado 7 a 1 no Mineirão? Pois é. A Alemanha colocou na sua conta o segundo vexame do ano. Depois de ser eliminada na primeira fase do Mundial da Rússia, a tetracampeã mundial viu na Nations League uma oportunidade para se redimir. Mas só viu mesmo, já que na prática mesmo acabou eliminada também na primeira fase, na última colocação do grupo sendo rebaixada para a Liga 2, uma espécie de série B da competição europeia.


Mas há de se considerar que o grupo da Alemanha não era nada fácil, ele tinha também a forte Holanda e a atual campeã do mundo França. Mas é aí que está o pulo do gato. A França também não conseguiu avançar para a fase seguinte. Se juntou a outras grandes Seleções que também falharam. E coloque nesse grupo nada legal a segunda e a terceira colocada no Mundial da Rússia. Croácia e Bélgica, que formaram o pódio da Rússia junto com a França, falharam e foram eliminadas. Essa última com direito a uma goleada acachapante por 5 gols. As campeãs mundiais Espanha e Itália também não e classificaram.


Isso nos leva a uma questão importante. Estarão essas Seleções cansadas e por isso sem muita vontade de terminar um ano cansativo como 2018 bem? Ou estamos diante do começo da consolidação de uma nova ordem mundial no futebol? A primeira opção é extremamente plausível. Afinal de contas, os jogadores dessas equipes vem de um período importante sem férias, já que o período de descanso este ano foi ocupado justamente pela Copa do Mundo. Para eles, é fato que não vale muito a pena se esforçar tanto apenas para fazer bonito em amistosos ou mesmo em competições sem muita importância no cenário internacional.


Mas precisamos ficar com as antenas ligadas também na segunda opção. Até quando a tradição e o peso das camisas vão ser suficientes para vencer a globalização da técnica futebolística? Será que Brasil, Alemanha, Argentina e Itália terão sempre passe livre para entrar no palco principal, ou o que estamos vendo é justamente uma troca de forças? Muito cedo pra dizer. Aguardemos os próximos capítulos desse show. Nos resta saber se seremos aplaudidos, ou se apenas aplaudiremos.

Comentarios


bottom of page